Jane Désirée
Stéphanie Lacerda
Fadiga
Pessoas com fibromialgia podem sentir cansaço de forma semelhante à experimentada por vítimas de outra síndrome, a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). Quase 90% das pessoas com fibromialgia sentem fadiga, entre moderada e severa, que se traduz por falta de energia, baixa resistência aos exercícios e cansaço semelhante ao produzido por gripe forte ou uma noite insone.
Distúrbios do sono
Sensação de acordar sem ter descansado realmente, e razão de privação do estágio do sono profundo. A pessoa dorme superficialmente e acorda durante a noite, ou tem apnéia.
Alterações de Humor
Muitas pessoas sentem desânimo, algumas manifestam ansiedade e outras ficam deprimidas de fato. Também podem queixar-se de incapacidade para concentrar a atenção em tarefas banais do cotidiano.
Qual a melhor forma de tratamento
No tratamento devem ser usados analgésicos, não parece haver vantagem no uso de antiinflamatórios ou cortisona em caráter permanente. São drogas obrigatórias os antidepressivos tricíclicos que agem sobre a serotonina no cérebro e tem efeito analgésico no sistema nervoso central.
Condicionamento muscular orientado por conhecedores da doença e seu entendimento pelos pacientes são indispensáveis. Pacientes com manifestações psiquiátricas mais intensas devem ter atendimento especializado.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário