terça-feira, 9 de setembro de 2008

Distância entre saúde e estética


Bruna Rossato
Jamile Gorita
Marina Souza Carneiro


Não há dúvidas de que a alimentação exerce papel importante na estética facial e corporal.
Atualmente as pessoas ultrapassam os limites na busca do corpo perfeito e compram a idéia de que obter uma aparência de modelo é mais importante do que a manutenção da própria saúde. Na ânsia por resultados imediatos, sem esforços, muitos recorrem compulsivamente a alternativas estéticas como equipamentos de ginástica passiva, aplicação de produtos que diluem a gordura localizada, bronzeamento artificial, moderadores de apetite, entre outros métodos.
A sociedade exige que as pessoas tenham barriga de "tanquinho"... Que seja jovem, alto, bonito e sensual. Ter bum bum durinho e ser magra...
Os avanços da medicina estética e da cosmética no Brasil são estrondosos, estes recursos estão aí cada vez mais acessíveis e disponíveis a todos.
Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima através de intervenções específicas e personalizadas a cada tipo de pele, cabelos e composição corporal. Entretanto é interessante analisar criticamente o padrão de beleza que a mídia impõe.
Muitos desses produtos fazem o maior alarde com a propaganda enganosa. Os brasileiros confundem facilmente estética com saúde, principalmente por conta do volume de propaganda de alimentos calóricos e pouco nutritivos ou produtos que prometem emagrecimento rápido ou, milagre, até serem cassados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Resultado... Brasileiros e brasileiras vão sendo enganados pela absoluta falta de informação.
Para o modelo ditado pela moda, homens e mulheres experimentam de tudo.
Na alimentação então?
A alimentação é importante para a estética facial e corporal. A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada, vida social saudável, relacionamentos prazerosos e gratificantes. De nada adianta uma lipo-escultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e simultânea em cada área que interfere na Saúde, na Estética e na Qualidade de Vida do Ser Humano: Saúde Física, Emocional, Espiritual, Social e Mental.
Cada um pode e deve ser bonito e saudável como é, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.

Nenhum comentário: