terça-feira, 9 de setembro de 2008

Compulsão

Fábio Rezende
Daniela Dayana


É cada vez mais comum perder o controle, algumas garotas são capazes de ficar mais de 24 horas na internet, comer um bolo inteiro sozinhas ou comprar um sapato apertado só por comprar. Esse tipo de comportamento incontrolável, esconde problemas sérios, como baixa auto-estima, carência e ate depressão, e esse transtorno tem nome: compulsão.
A compulsão que uma pessoa pode desenvolver é algo muito pessoal, esse problema não aparece de uma hora para outra, quase sempre começa quando alguma coisa não vai bem na cabeça.
Quando a pessoa começa dedicando muito mais tempo do que gostaria a uma atividade, algo em sua vida não vai bem: ela pode ter um sentimento de angustia sem fim, uma ansiedade exagerada, carência afetiva, problemas de auto-estima e ate depressão.
Esses sentimentos ruins são amenizados durante a atividade compulsiva e voltam com força total ao fim dela. Por mais consciência que a pessoa tenha de que o que esta fazendo é errado, ela não se controla e não há quem a faça parar.
Há vários tipos de compulsão, como: por amor, jogos, sexo, roubar pequenos objetos, exercícios físicos, etc. Não existe um estudo formal, mas segundo especialistas a compulsão mais com entre os adolescentes é pela internet.
Para lidar com o problema é preciso de ajuda profissional, o ideal é consultar um psicólogo, mas mesmo um médico consegue identificar um quadro compulsório. O tratamento pode ser feito com um ou mais profissionais ao mesmo tempo e em centros especializados no assunto.

Nenhum comentário: