terça-feira, 9 de setembro de 2008

O lixo não quer comida

Matéria: Francisco Silva
Foto: Google


Brasileiros desperdiçam mais de 50% da produção nacional de alimentos, o que daria para alimentar milhões de famílias.


O que você faz com aquele resto de arroz que sobrou da janta? Ou com aquele “único” bolinho de carne, que hoje ninguém quer mais, mas amanhã ninguém vai querer esquenta-lo, por que é apenas um, e até mesmo aquele molho de tomate com carne moída que sobrou, pois o macarrão já tinha o suficiente.

Segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 64% do que é produzido em nosso país, acaba em nossos lixos, em aterros sanitários. Neste ano tivemos a maior safra de grão já produzida, pelos dados que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a safra está estimada em 143,87 milhões de toneladas, falando apenas em grãos produzidos, ainda temos frutas, hortaliças, produtos industrializados, entre outros.

Isso representa algo entorno de 92 milhões toneladas de grãos que jogamos fora todos os anos. Mas a culpa não é só do consumidor final. Os 64% fazem parte de uma cadeia que vai da plantação até ao consumidor final, isso inclui o transporte, a indústria e o comercio.

O desperdício dos brasileiros, representa um total de 12 bilhões de reais por ano, que é jogado no lixo. Hoje, existem no mundo 840 milhões de pessoas que passam fome. Só com esse valor, já seria suficiente para poder dar uma alimentação completa com café, almoço e janta a um total de 39 milhões brasileiros.

Vendo este cenário, basta que cada um tome uma atitude para que se possa acabar com o desperdício. Não compre o que não for consumir, não apertes frutas e legumes na hora de comprar, alem de estragá-los, você acaba diminuindo a sua durabilidade. Consumir com responsabilidade ajuda no orçamento familiar e também a diminuir a fome no país.

Nenhum comentário: