terça-feira, 9 de setembro de 2008

Batatais, uma riqueza em nossa região

Obras de Portinari, belas paisagens e povo receptivo. Esta é Batatais, localizada a 32 km de Ribeirão Preto e 355 km da capital do estado de São Paulo.
A cidade é um dos 29 municípios paulistas considerados estância turística pelo estado, por cumprir certos requisitos definidos pela lei estadual, o que garante ao município uma maior verba do governo de São Paulo, para investimento no turismo regional.
A construção da Igreja Matriz de Batatais, onde se encontra o maior acervo do pintor Cândido Portinari, foi iniciada em sua forma atual no ano de 1928, sob a direção do arquiteto Italiano Julio Latini, que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni, para a execução da obra. Tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados da região.
O calendário de eventos da cidade é repleto de atrações. Em janeiro ocorre a festa de Santos Reis, que é uma promoção da associação folclórica com apoio da prefeitura municipal. Já em fevereiro destaca-se o carnaval de rua, que atrai turistas de toda região do estado, considerada a maior festa popular de Batatais.
A principal festa da cidade ocorre em julho, chamada Festa do Leite, que em sua ultima edição contou com a presença de 50.000 pessoas, e o publico presenciou shows dos principais nomes da musica brasileira como Zezé de Camargo e Luciano, NX Zero, Titãs, Banda Eva e Jeito Moleque.
Devido ao grande numero de famílias de descendência européia, principalmente italiana, em setembro acontece à festa de San Gennaro, um prato cheio para quem gosta da boa e saborosa comida, regada de massa e muito molho.

Leonardo Marques

Nenhum comentário: