terça-feira, 9 de setembro de 2008

A criatividade do invisível

Matéria: Francisco Silva
Foto: Google

Como viver na rua sendo criativo, reaproveitando e reutilizando materiais que são jogados fora.

Muitas pessoas reclamam que o salário que recebem não da nem para pagar as contas do mês. Outras possuem dividas que não conseguem quitá-las. Mas como os moradores de rua conseguem sobreviver e se virarem nas ruas das grandes cidades não tendo trabalho.

Para isso, eles usam uma palavra mágica que acompanha os moradores de rua, a criatividade. Muitos transformam um simples saco plástico em um chapéu, ou o jornal do dia anterior em um cobertor para se proteger do relento, um pedaço de papelão pode se tornar a sua ‘casa’ por uma noite.

Para ser ‘morador de rua’, a criatividade é essencial. “A necessidade nos leva a criar novas funções para materiais que são desprezados pela população, um simples pedaço de madeira vira uma colher de pau, ou um garfo velho se torna uma antena”, diz o Sr. José.

Ele nos conta um pouco de como ser criativo na rua, também relata que é usuário de bebidas alcoólicas e não lembra qual o seu verdadeiro nome, que apenas é conhecido como José o carroceiro.

Num mundo cada vez mais difícil de viver, não devemos ensinar os moradores de rua e, sim, aprender com eles como reutilizar o que jogamos fora. Muito do nosso ‘lixo’ domestico pode ser reaproveitado e ainda reclamamos da falta de dinheiro.

Nenhum comentário: