André R. Marcolino
Segundo a médica alergista Dr. Carla Arruda, o principal problema é a confusão que as pessoas fazem entre um simples problema respiratório neste período de tempo seco com a alergia.
P. Qual é a diferença entre um problema respiratório e a alergia ?
R. O que indicaria mais a alergia seria os sintomas mais crônicos, se a gente for pensar em renite alérgica os sintomas mais importante são a obstrução nasal, a secreção nasal, espirros, a cócera no nariz. Normalmente nesses meses os sintomas tende a persistir em outros períodos do ano certamente nesse período a gente tem vários fatores que podem confundir infecções respiratórias virais, então o resfriado pode mimetizar uma alergia, ou mesmo o desconforto pela matéria particular derivada da queimada de cana ou a poeira, a baixa umidade do ar, então tudo isso pode confundir.
P. É comum numa mesma família várias pessoas terem alergia a uma mesma substância ou terem renite alérgica?
R. Sim, com certeza, a um componente genético muito forte. Mas hoje a gente sabe que não é só genetico, então é a interação da genética com o ambiente. Normalmente em famílias alérgicas a gente encontra vários membros mais nem todos vão ter problema, então vai depender dessa interação com o ambiente com os genes que a pessoa já traz consigo ao nascer.
P. Pode ocorrer o fato de até um medicamento ter substâncias que provocam alergias ?
R. Depende da predisposição individual e da genética, então é importante fazer testes de contato para detectar exatamente quais os componentes químicos. Aí você olha todos os medicamentos e em todos os cosméticos, lê todos aqueles ingredientes para detectar se aquele componente é ao que você é alérgico está presente, e assim evitá-los.
P. Quais os cuidados que as pessoas que sofrem de renite alérgica devem ter ?
R. É muito importante que as pessoas que tenham suspeita de renite alérgica consulte um alergista, porque é ele que vai fazer os testes necessários para detectar exatamente qual que é o tipo de alergia. No caso da renite no nosso meio a mais comum é a alergia a ácaro, mais ou menos 80% dos pacientes vão ser alérgicos e essas medidas vão ser eficazes.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário