
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Infração rumo ao Pulitzer

Gugu e o PCC, lembra?

DVD: “O preço de uma verdade”

quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Missão para rir
As herdeiras se recusam a mostrar algo menos que uma face perfeita no importante fim de semana da sociedade temendo perder a oportunidade de aparecerem na capa da elegante Revista Hamptons e passar a bola para as rivais Heather e Megan Vandergeld (Jaime King e Brittany Daniel).
Priscilla Amanda
Aline Sandoval
Sem palavras
De um lado está Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), filho e sobrinho de traficantes criado pela mãe e que deseja ser policial por ser contra a máfia, mas para seu espanto e angustia é obrigado a se infiltrar na quadrilha de Frank Costello (Jack Nicholson). Em pouco tempo já é o braço direito do “bandido”, e sofre com os horrores presenciados. De outro lado encontra-se Colin Sullivan (Matt Damon) que foi criado por Frank e se infiltra na polícia com o intuito de proteger os negócios obscuros do gangster.
O filme mostra muito bem realidades opostas o único fato que incomoda muitas pessoas é o fato final, no qual, todos os personagens principais morrem. Porque todos precisavam morrer? Infelizmente a decepção tomou conta quando a trama terminou, não é o que esperamos sempre alguém tem que ficar vivo para contar a história.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
O lado escuro de uma cidade
Foto: Google
Morar na rua, para muitos é sinônimo de ser vagabundo, de pessoas que não querem trabalhar e por isso vão para as ruas pedir esmola, guardar carros, catar papelão, pegar comida no lixo, tentar ganhar dinheiro fácil. É verdade que existem pessoas que se aproveitam da fragilidade do ser humano e exploram a dor e comoção de pessoas simples, que acabam ajudando esse tipo de pessoa.
Mas, conversando com eles, vemos que realmente existem pessoas que por estarem desempregadas, por serem dependentes químicos e alcoólatras, ou até mesmo por terem brigado com seus familiares e não terem para onde ir, faz da rua sua mova morada, mas sempre com o sonho de um dia, mesmo que ele demore ou não chegue, de conseguir uma moradia e constituir uma nova família.
O maior drama de quem vive nas ruas, em muitos casos não é a comida que falta, um banho quente que eles não podem tomar no frio, mas sim uma casa, um lar, um pouco de conforto e, principalmente, o calor de uma família, em que eles possam confiar e ter a ajuda para resolver os seus problemas.
Em Ribeirão Preto a maior parte dos moradores de rua acabam dormindo em frente ao Centro Popular de Compras. Quem passa por lá durante a noite pode ver o grande volume de gente, como nós, que se apertam em busca de um lugar melhor para dormi.
Como mudar essa situação? O primeiro passo é fazer com que a sociedade mude o se jeito de olhar para eles, como se eles fossem um lixo, algo que o governo local deva “exterminar”. Pois, mesmo que as pessoas não digam diretamente isso a eles, apenas pelo olhar de desprezo, de nojo, de reprovação, já dão para entender o que nós pensamos deles.
A criatividade do invisível
Foto: Google
Muitas pessoas reclamam que o salário que recebem não da nem para pagar as contas do mês. Outras possuem dividas que não conseguem quitá-las. Mas como os moradores de rua conseguem sobreviver e se virarem nas ruas das grandes cidades não tendo trabalho.
Para isso, eles usam uma palavra mágica que acompanha os moradores de rua, a criatividade. Muitos transformam um simples saco plástico em um chapéu, ou o jornal do dia anterior em um cobertor para se proteger do relento, um pedaço de papelão pode se tornar a sua ‘casa’ por uma noite.
Para ser ‘morador de rua’, a criatividade é essencial. “A necessidade nos leva a criar novas funções para materiais que são desprezados pela população, um simples pedaço de madeira vira uma colher de pau, ou um garfo velho se torna uma antena”, diz o Sr. José.
Ele nos conta um pouco de como ser criativo na rua, também relata que é usuário de bebidas alcoólicas e não lembra qual o seu verdadeiro nome, que apenas é conhecido como José o carroceiro.
Num mundo cada vez mais difícil de viver, não devemos ensinar os moradores de rua e, sim, aprender com eles como reutilizar o que jogamos fora. Muito do nosso ‘lixo’ domestico pode ser reaproveitado e ainda reclamamos da falta de dinheiro.
Os Doutores da rua
Foto: Google
Quando olhamos o grande volume de escolas de ensino superior que Ribeirão Preto possui, imaginamos que esses alunos terão um futuro fértil, promissor, que seguiram carreiras e serão profissionais de sucesso em suas áreas. Só que isso, em muitos casos, não acontece.
Muitos dos recém formados não chegam a entrar no mercado de trabalho. Mas o que acontece é ainda pior. Basta sair e conversar com alguns moradores de rua para sabermos o perfil deles.
Em alguns casos, escutamos histórias de pessoas que possuem diploma de nível superior e assim mesmo, acabaram indo morar na rua. Em sua maioria por causa do vicio com o álcool, possuem um estrutura família com base fraca para poder solucionar este tipo problema e acabam optando pela solução mais fácil e rápida, ir para a rua.
O que falta para estas pessoas é apenas uma chance de poder exercer aquilo que eles estudaram por quatro ou mais anos em uma faculdade. Outro fator importante e que devemos considerar, é que essas pessoas não são bandidos e muitos não estão na rua por vontade própria, como várias pessoas pensam. As ruas têm mão de obra com potencial a ser explorado para vários setores da economia, basta garimpar.
O lixo não quer comida
Foto: Google
O que você faz com aquele resto de arroz que sobrou da janta? Ou com aquele “único” bolinho de carne, que hoje ninguém quer mais, mas amanhã ninguém vai querer esquenta-lo, por que é apenas um, e até mesmo aquele molho de tomate com carne moída que sobrou, pois o macarrão já tinha o suficiente.
Segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 64% do que é produzido em nosso país, acaba em nossos lixos, em aterros sanitários. Neste ano tivemos a maior safra de grão já produzida, pelos dados que a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a safra está estimada em 143,87 milhões de toneladas, falando apenas em grãos produzidos, ainda temos frutas, hortaliças, produtos industrializados, entre outros.
Isso representa algo entorno de 92 milhões toneladas de grãos que jogamos fora todos os anos. Mas a culpa não é só do consumidor final. Os 64% fazem parte de uma cadeia que vai da plantação até ao consumidor final, isso inclui o transporte, a indústria e o comercio.
O desperdício dos brasileiros, representa um total de 12 bilhões de reais por ano, que é jogado no lixo. Hoje, existem no mundo 840 milhões de pessoas que passam fome. Só com esse valor, já seria suficiente para poder dar uma alimentação completa com café, almoço e janta a um total de 39 milhões brasileiros.
Vendo este cenário, basta que cada um tome uma atitude para que se possa acabar com o desperdício. Não compre o que não for consumir, não apertes frutas e legumes na hora de comprar, alem de estragá-los, você acaba diminuindo a sua durabilidade. Consumir com responsabilidade ajuda no orçamento familiar e também a diminuir a fome no país.
OS PRIMEIROS FRUTOS DA TOLERÂNCIA ZERO"
Até o dia 10 de julho foi verificada uma redução média de 24% dos atendimentos feitos pelo Serviço desde que a lei que aumenta a punição para motoristas alcoolizados foi vigorada. A maioria dos resgates realizados pelo SAMU são decorrentes de acidentes de trânsito, cerca de 60% no total. A população coberta pelo SAMU é de aproximadamente 101 milhões de pessoas, e é por isso que ele também exerce o papel de observatório das urgências do país. No caso da lei seca ele está funcionando como um termômetro das conquistas alcançadas com a medida.
Já no Mato Grosso do Sul, um mês antes de entrar em vigor a lei (20 de junho) a PRF registrou 221 acidentes e 18 mortes. De lá para cá, no mesmo período, foram 238 acidentes e 12 mortes. Houve um aumento no número de acidentes e uma redução nas mortes de 33,3%.
Em Goiás houve crescimento de 54,76% no número de mortos em acidentes nas rodovias, após a entrada em vigor da Lei 11.705. Em 2007, 42 pessoas morreram nas rodovias goianas, entre 20 de junho e 19 de julho – neste ano, foram 65 mortes desde a publicação da nova legislação.
Desde que a Lei Seca começou a vigorar em São Luís, no Maranhão, ao invés de reduzir, o número de acidentes aumentou 90% em relação às duas semanas anteriores à lei. O descontrole do caso acontece pela falta de fiscalização na capital.
Fernanda, Gaby e Livia
Acidentes Domésticos; como evitá-los?

Nove em cada dez acidentes envolvendo crianças acontecem em casa - a terceira maior causa de morte infantil no país - ou na escola e, muitas vezes, podem ser contidos apenas com cuidados preventivos.
Além dos custos para reparação das lesões,muitas crianças tornam-se portadoras de deficiências únicas ou múltiplas, isso tem que partir dos pais, prevenir e afastar qualquer perigo relacionado a criança.
Os pais podem ajudar a manter seus filhos mais distantes do perigo, colocando mais segurança em casa, no mercado já existem vários objetos que ajudam a fazer essa segurança, alguns exemplos; travas de armários de cozinha, geladeiras, portas de fogão, antiderrapante para o chão do banheiro, banqueta especial para ajudar a dar banho no bebê, protetor de vaso sanitário, torneira do banheiro e porta, para evitar que a criança se tranque no banheiro, além de protetor de quinas para móveis e trava de janelas e portões, tampas para tomadas de energia. O isolador de escada (portãozinho), protetores de fechadura e protetores para porta de vidro, para a criança não prender o dedo, protetor solar para veículo e retrovisor especial para a mamãe observar o bebê enquanto dirige. Mas mesmo com tudo isso que o mercado oferece, o brasileiro ainda não tem a devida preocupação com essa realidade.
Embora os preços sejam bem elevados, após alguns acidentes ocorrente procura esta sendo maior, alem do que vale muito a pena proteger quem ainda não consegue se proteger sozinho.
Além desses acidentes domésticos, há também um outro grande perigo em casa, que é o da intoxicação.
Pílulas coloridas, frascos com produtos de limpeza que lembram suco de fruta, perfumes em vidros diferentes. Vários são os atrativos que levam a criança à ingestão de produtos químicos, que se não tratada rapidamente pode ocasionar sérias complicações.
A criança que começa a engatinhar e descobrir as novidades que a cercam tem uma tendência a experimentar tudo o que vê pela frente, principalmente se a cor e o cheiro forem agradáveis. Desde doces, balas, brinquedos até objetos variados, produtos químicos e remédios. "As mamães devem tomar muito cuidado com o local onde são guardados esses produtos, e com o momento de utiliza-lo”.
Se mesmo com todo esse cuidado, a criança ingerir qualquer medicamento, é aconselhável leva-la imediatamente ao médico, para que seja feito uma avaliação e assim possa ser tomada uma providência. Antigamente era feita lavagem estomacal, ou induzir um vômito,hoje dependendo do que a criança ingerir, pode ser feito uso de medicamento, para combater a ação deste produto.
Além do que,antigamente dizia que dar leite ou induzir o vômito após uma ingestão, desintoxicava, mas isso não passa de lenda, por isso mamãe, se isso acontecer dentro da sua casa, com o seu pimpolho, corra para um hospital mais próximo, porque intoxicação é coisa séria, e pode levar até a óbito, por isso previna-se o quanto puder, e pense que sempre o que faz é pouco para segurança do seu bebê.
Não deixe a responsabilidade para outra pessoa, pois essa outra pessoa pode não ter o cuidado que você tem com o seu filho, afinal mãe é mãe.
Metamorfose Ambulante

Lei seca salva vidas
causado chega a R$ 15 bilhões anuais (IPEA, 2003).
Logo nas primeiras semanas a “lei seca” já demonstrou sua ajuda com relação a preservação da saúde e das vidas da população, após sua implantação o numero de mortes no transito diminuiu 63% de acordo com o IML da capital.
Antes da implantação a media de mortos no período de quinta a domingo eram de 11,7 depois da lei caiu para 4,3.
O governo do Estado vai investir mais R$ 2,6 milhoes na compra de 400 novos bafômetros. A responsável pela aquisição será a Secretaria da Segurança Publica. Dos 400, 102 ficarão na capital e os demais irão para cidades do interior.
“ Os números traduzem um efeito já claro da lei. Os paulistanos estão evitando ao Maximo dirigir após tomar bebidas alcoólicas, e a conseqüência natural é a redução dos acidentes. O rigor da nova legislação esta ajudando a salvar vidas”, afirmou o secretario da saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Amanda Di Giovanni
Admirável Mundo Novo

Cada dia mais distante! São assim as atuais relações humanas. O nosso vizinho se tornou o desconhecido, o estranho. As amizades precisam cada vez mais estar conectadas através da tecnologia e das redes virtuais. Desde o surgimento da TV, até os computadores portáteis, muita coisa aconteceu. Em uma passagem do livro “Condição Pós-Moderna” o filósofo britânico David Harvey descreve de maneira pontual as pessoas, “Quem sou eu? O de hoje, estupefato. O de ontem? Esquecido. O de amanha? Imprevisível”, essa indagação reflete a instabilidade das pessoas. O esquecimento se deve à falta de conexão com o passado, o estupefato, pela incessante busca do novo e o imprevisível pela instabilidade e velocidade com que as coisas acontecem nos nossos dias, e que muitas vezes não conseguimos absorver. Essa inconstância de ser tudo ao mesmo tempo, de ser um hoje e amanhã ser outro, deixa a tona a fragilidade do futuro, ao passo de tantas transformações.
Lei da tolerância zero
Na nova Lei 11.705, o consumo de bebidas alcoólicas esta proibido, antes era permitida a ingestão de até 6 decigramas de álcool por litro de sangue (dois copos de cerveja).
Quem for pego dirigindo depois de beber, além da multa de R$ 955, vai perder a carteira de motorista por 12 meses. A quantidade de álcool no sangue pode ser verificada através do bafômetro, exame de sangue e exame clínico. O tempo do álcool no sangue de uma pessoa varia de acordo com o tipo de bebida e a quantidade ingerida, um copo de cerveja leva cerca de cinco horas para ser eliminado pelo organismo, uma dose de uísque demora mais tempo. O melhor é o motorista só dirigir após 24 horas e evitar acidentes.
Amanda Di Giovanni
Trovão Tropical está em primeiro pela terceira semana
Haroldo Barbosa
Coringa é eleito o melhor vilão da temporada
Haroldo Barbosa
LEI BRASILEIRA SE MOSTRA MAIS RÍGIDA DO QUE EM GRANDES POTÊNCIAS MUNDIAIS
Fernanda, Gaby e Livia
O DJ explica
Cabeleira, DJ e responsável pela programação da CLUBE FM tem bagagem e a provável explicação para o Dirt Dancing na cabeça da Priscila Amanda. Ele trabalha com música desde os primeiros anos da década de 80. Época em que ia buscar discos
Em primeiro lugar, para o especialista, até a geografia importa, pois revela que isso ocorre mais em Ribeirão do que em outros lugares. O DJ conta que na cidade houve uma particularidade: “A formação de uma geração Disco Music mais intensa”.
E exemplifica: “O irmão comprava o disco colocava para tocar e a irmãzinha ficava dançando com 3 aninhos de idade, a influência da Nora Hanna da banda Rod Hanna foi assim”, diz Cabelera.
No meio e nas festas em que ele participa como DJ ele é conhecido por ser especializado
Se continuar desse modo Dirt Dancing não vai sair da cabeça de muita gente e por muito tempo.
Este Dirty Dancing que não saí da cabeça
Como então pode ser lembrado até hoje, e por alguém que na época estava com apenas 7 anos de idade. Ou seja, por uma pessoa de outra geração.
Afinal, de lá para cá centenas de novos musicais - como são chamados esses “longas” - foram lançados e ainda assim a dança romântica de Jennifer Grey e Patrick Swayze surge na memória de uma estudante de jornalismo que nasceu em 1981.
Foi essa estudante quartanista ao ouvir conversa de dois colegas, também quase jornalistas no momento que discutiam qual filme iriam resenhar para o BLOG do Barão, soltou: “Porque não Dirt Dancing?”.
Antes a idéia era comentar um musical, mas não se chegava a um acordo. Assim, Dirt Dancing foi aceito, como o desafio de se “falar” sobre um sucesso de décadas passadas.
Aceita idéia, uma angulação criativa sobre a película já estava criada, não seria a produção cinematográfica em si, mas o fato dele ter sido lembrado dessa forma, e em 2008. Principalmente porque nesse período a quantidade de novas músicas surgidas aumentou muito. Se há 20 anos dependia-se dos programas de rádios e TVs e também, veja só, das lojas de discos, para se abastecer. Atualmente basta conectar na Net e ouvir o que se quer, conhecer novas bandas e músicas etc.
PREVENIR ACIDENTES É MELHOR QUE REMEDIAR
Principais cuidados a tomar quando houver acidente doméstico:
Cortes e queimaduras: para evitar esse tipo de acidente devem ser mantidos ou guardados, longe do alcance de crianças, todos os objetos cortantes e pontiagudos, ferramentas de trabalho, eletrodomésticos do tipo multiprocessador, bem como os líquidos inflamáveis (álcool, querosene, gasolina, óleo, etc.) e os utilizados para aquecimento, cozimento e limpeza, além dos líquidos quentes. Quanto a queimaduras, principalmente com as crianças devemos tomar certos cuidados, tais como colocar sempre o leite e a água a serem fervidos nas bocas traseiras do fogão, voltando os cabos para as laterais internas, e tentar evitar cozinhar ou mexer no fogão enquanto a criança estiver na cozinha.
Afogamento: geralmente ocorre em banheiras, tanques, piscinas, poços, bacias e até mesmo em baldes de água. Alguns cuidados a serem tomados são a colocação de telas de proteção nas piscinas, poços, bem como evitar deixar bacias e baldes cheios de água perto de crianças, sem a supervisão de um adulto.
Quedas e Contusões: são geralmente ocasionados por escadas mal fixadas, muito enceradas ou escorregadias, ou ainda por tapetes soltos e móveis em grande quantidade, com quinas pontudas. A falta de grades ou redes de proteção nas janelas de casas, têm levado muitas crianças pequenas à morte.
Choque elétricos: fios elétricos descascados ou expostos, uso impróprio de aparelhos eletrodomésticos, instalações antigas adaptadas e sem manutenção, esses são alguns dos perigos relacionados ao choques, e isso pode ser evitado com a simples colocação de um protetor isolante.
Brinquedos:não devemos comprar brinquedos que não sigam as normas técnicas de segurança.
Fonte: Google
“Esta é a chance da minha vida...”
Um casal sem afinidade, com diferenças artísticas, se junta para alcançarem um único sonho. Essa premissa é mais do que manjada, usada e desgastada pelo cinema gringo (cujo melhor exemplar é “New York, New York”, de Martin Scorsese). Mas houve uma época em que tal premissa, apesar de clichê, encantava o público com uma soma de fatores cujo resultado dificilmente é repetido. São eles, a trilha sonora, mulheres bonitas, proposta despretensiosa, e o principal fator nessa matemática: os anos 80.
O filme Dirty Dancing, de 1987, dirigido por Emile Ardolino (típico diretor de um sucesso só) agarra com todas as forças essa premissa e empurra todos os clichês para dentro do roteiro, cujo final é sintetizado pelo refrão de uma das músicas de maior sucesso no cinema, (I’ve had) The Time of my Life (Eu tive a chance da minha vida). No entanto, os “filmes-clichês” tipicamente oitentistas alcançavam um excelente público, pois, diferente do cinema popular americano de hoje, era despretensioso, não tentava enganar o público com um gancho para possíveis continuações, e tinham músicas que grudavam na cabeça do povo.
MEDIDA PROVISÓRIA N.415/2008
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:
Art. 1º São vedados, na faixa de domínio de rodovia federal ou em local contíguo à faixa de domínio com acesso direto a rodovia, a venda varejista e o oferecimento para consumo de bebidas alcoólicas.§ 1º A violação do disposto no caput implica multa de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). § 2º Em caso de reincidência, a multa será aplicada em dobro e suspensa a autorização para acesso a rodovia pelo prazo de dois anos.
Art. 2º O estabelecimento comercial situado na faixa de domínio de rodovia federal ou em local contíguo à faixa de domínio com acesso direto a rodovia que inclua entre sua atividade a venda ou o fornecimento de bebidas ou alimentos deverá fixar, em local de ampla visibilidade, aviso indicativo da vedação de que trata o art. 1º.Parágrafo único. O descumprimento do disposto no caput implica multa de R$ 300,00 (trezentos reais).
Art. 3º Compete à Polícia Rodoviária Federal a fiscalização e a aplicação das multas previstas nos arts. 1º e 2º.Parágrafo único. Configurada a reincidência, a Polícia Rodoviária Federal comunicará o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT para aplicação da penalidade de suspensão da autorização para acesso a rodovia.
Art. 4º Para os efeitos desta Medida Provisória, entende-se por bebidas alcoólicas as bebidas potáveis que contenham álcool em sua composição, com grau de concentração igual ou acima de meio grau Gay-Lussac.
Art. 5º O art. 10 da Lei n. 9.503, de 23 de setembro de 1997 - Código de Trânsito Brasileiro, passa a vigorar acrescido do seguinte inciso:"XXIII - um representante do Ministério da Justiça." (NR)
Art. 6º As pessoas físicas e jurídicas terão até 31 de janeiro de 2008 para se adequar ao disposto nos arts. 1º e 2º.Art. 7º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.Brasília, 21 de janeiro de 2008; 187º da Independência e 120o da República.
Fernanda, Gaby e Livia
Demônios da Garoa comemora 65 anos de carreira em Batatais
As comemorações foram idealizadas da festa, de mesmo nome, realizada na cidade de São Paulo, e que chega a sua 35º edição neste ano.
Entre suas várias atrações, comidas típicas e visitantes ilustres, a festa desse ano contou com o show do grupo paulistano Demônios da Garoa, que este ano completa 65 anos de carreira, e que desde 1994 está na Edição do Guinnes Book do Brasil, como o conjunto vocal mais antigo em atividade.
Comandados por Sérgio Rosa, filho do fundador do grupo Arnaldo Rosa, o grupo formado por Canhoto, Simbad, Izael e Ricardo, contagiou todos os presentes com seus grandes sucessos.
E quem achava que Demônios da Garoa é coisa dos mais velhos, se enganou, pois grande parte do público não passava dos trinta anos, e que sabiam de cor grande parte do repertório apresentado. Repertório esse que contou com sucessos como Tira ao Álvaro, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e a música de maior sucesso e que se confunde com a história do grupo, Trem das Onze.
Ao final de mais de uma hora de show, o grupo foi aclamado pela platéia e se despediu agradecendo pela receptividade e elogiando a festa, dizendo que tem a grandeza da capital, mas com o aconchego do interior.
As comemorações da Festa Di San Gennaro de Batatais continuam com o show da Banda Cruzeiro do Sul, na próxima sexta-feira, no sábado traz a VI Mostra de Arte e shows com a banda Top Dance e Patrick Dimond e o encerramento da festa no domingo, dia 14 de setembro, será feita pela cantora Mafalda Minozzi.
Paulo Ramazza
Substituindo a Mão de obra escrava
A imigração Italiana teve maior intensidade entre os anos de 1880 a 1930 devido a inúmeras conseqüências como, oferta de bons empregos, a proibição da entrada de imigrantes nos EUA, guerra da unificação Italiana, entre outros.
Os primeiros imigrantes se fixaram na região sul do país, logo após desbravando outros estados principalmente no interior de São Paulo, onde se concentrou a maior parte devido a lavoura de café. Com a recente abolição do trabalho escravo, fato que não foi levado muito a sério pelos fazendeiros, pois eles faziam dos Italianos semi-escravos, gerando muitos conflitos ao longo da história. Com a chegada dessas notícias na Itália, o governo Italiano começou a dificultar a imigração.
Com a chegada em massa dos italianos, os costumes daqui aos poucos começaram a se modificar, e vemos as “marcas” até hoje. Eles são responsáveis pelo enraizamento do catolicismo, hábitos de comer Panetone no natal, além das mais freqüentes como a pizza, espaguete, polenta, etc. Sotaque e dialetos que até hoje são usados, principalmente pelos Paulistas.
O estado de São Paulo teve, e tem até hoje, a maior concentração de imigrantes italianos, 70% as pessoas que vieram da Itália naquela época, se fixaram no estado e hoje há cerca de treze milhões de italianos e descendentes, chegando a grande marca de 32,5% da população do estado.
Hoje os italianos que vivem no Brasil são idosos, pois a imigração diminui consideravelmente na década de 50. O que há são Ítalo-Brasileiros, com uma população estimada entre 23 a 25 milhões de pessoas em nosso país, representando cerca de 15% da população total. O país ainda abriga a maior população Italiana do mundo fora da Itália.
Os Italianos foram muito importantes para o desenvolvimento e crescimento de nosso país, seja na indústria, na agricultura, em costumes, culinária entre outras tantas coisas, e não podemos nunca esquecer de valorizar a nossa cultura, nossa identidade, pois até um brasileiro não descendente de italiano tem um pouco de “Italianice” na alma.
Bruno Bellomi
SECARAM A FONTE
A quantidade de álcool por litro de sangue aceita até então, de seis decigramas – cerca de três chopes – que antes era considerada muito severa para muitos condutores, agora deixam saudades para quem não pode consumir mais uma gota enquanto estiver no volante.
A infração da MP 415 é considerada gravíssima e o valor da multa, aplicada a quem for flagrado dirigindo após a ingestão de bebidas alcoólicas, é de R$955,00 além da suspensão da carteira de motorista e do direito de dirigir por um ano.
Se a princípio penalização imposta pela nova medida já assusta, fique atento pois há mais desdobramentos civis e penais para quem cair nas garras do bafômetro.
Fernanda, Gaby e Livia
Bairro da Mooca é sinônimo de alegria durante a 35ª edição da Festa de San Gennaro
A 35ª Festa de San Gennaro acontece até 12 de outubro entre as ruas San Gennaro e Linse, transformando a Mooca em um dos pontos turísticos mais visitados da zona leste da capital paulista. O público poderá se deliciar com os tradicionais pratos napolitanos como macarronadas, pizzas, polentas, doces, entre outras comidas típicas. A homenagem ao padroeiro do tradicional bairro italiano, teve sua origem na cidade de Nápoles. A festa se desenvolve em espaços distintos, um exemplo é a cidade de Batatais interior do Estado, que todos os anos comemora com entusiasmo o dia do santo de origem italiana.
Na edição de 2007, foram consumidos aproximadamente 60 mil pratos de macarronada, 20 mil fogazzas, 10 mil doces típicos, 70 mil pedaços de pizza, 5 mil polentas, 20 mil antepastos e 9 mil garrafas de vinho. A história do voluntariado na tradicional Festa de San Gennaro inclui de total 400 pessoas - que inclui desde crianças a adultos e, é claro, as mamas -, sob coordenação do padre Pasquale Priolo.
Carla Vieira
Intervenção da acunputura na fibromialgia

Jane Désirée
Stéphanie Lacerda
A base de tratamento da Acunputura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distribuídos no organismo humano por onde passa a energia vital. O tratamento é feito através de inserção de agulhas introduzidas nos pontos os quais estão localizados nos canais energéticos também chamados meridianos. Segundo a teoria da Acupuntura, todas as estruturas do organismo se encontram em equilíbrio pela atuação das energias Yin e Yang, um desequilibro, gera doença. De acordo com estudos e pesquisas para comprovar a eficácia, a arte da Acupuntura visa através da sua técnica, estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando assim, resultados terapêuticos e diminuindo o quadro álgico para uma melhor qualidade de vida e retorno às atividades diárias.
Será abordado o tratamento denominado Teoria dos Cinco Elementos. A aplicação da teoria dos cinco elementos está na classificação em diferentes categorias como emoções humanas e fenômenos naturais externos do corpo como as condições climáticas. No caso da fibromialgia destaca-se uma desarmonização no excesso de fígado e deficiência de rins. Através desse tratamento, observamos também o ciclo de dominação que o fígado, coração, rim, pulmão, necessitam de tratamento simultaneamente. Um dano no fígado pode influenciar também o coração e acontece que a dominação da mãe atinge o filho pode influenciar o pulmão, pode influenciar os rins, o que resulta em a dominação do filho atinge a mãe. Reforçar a Terra para produzir Metal, Umedecer a Água para manter a Madeira irrigada, sustentar a Terra para conter a Madeira e fortificar a Água para conter o Fogo.
Água em deficiência, tonificar a mãe Rim que é o pulmão + rim + baço. Fígado em excesso, sedar o filho que é coração + Fígado. Fígado em excesso, o rim não consegue guardar energia essencial.
Os pontos empregados são detectados à palpação e baseando-se nos critérios acima citados dos tender points e áreas de dor referida, já que o diagnóstico da Fibromialgia é puramente clínico. As agulhas de Acupuntura devem ser introduzidas nestes pontos com profundidade que varia de acordo com a anatomia local.
Batatais, uma riqueza em nossa região
A cidade é um dos 29 municípios paulistas considerados estância turística pelo estado, por cumprir certos requisitos definidos pela lei estadual, o que garante ao município uma maior verba do governo de São Paulo, para investimento no turismo regional.
A construção da Igreja Matriz de Batatais, onde se encontra o maior acervo do pintor Cândido Portinari, foi iniciada em sua forma atual no ano de 1928, sob a direção do arquiteto Italiano Julio Latini, que contratou o engenheiro e arquiteto italiano Carlos Zamboni, para a execução da obra. Tornou-se um dos pontos turísticos mais visitados da região.
O calendário de eventos da cidade é repleto de atrações. Em janeiro ocorre a festa de Santos Reis, que é uma promoção da associação folclórica com apoio da prefeitura municipal. Já em fevereiro destaca-se o carnaval de rua, que atrai turistas de toda região do estado, considerada a maior festa popular de Batatais.
A principal festa da cidade ocorre em julho, chamada Festa do Leite, que em sua ultima edição contou com a presença de 50.000 pessoas, e o publico presenciou shows dos principais nomes da musica brasileira como Zezé de Camargo e Luciano, NX Zero, Titãs, Banda Eva e Jeito Moleque.
Devido ao grande numero de famílias de descendência européia, principalmente italiana, em setembro acontece à festa de San Gennaro, um prato cheio para quem gosta da boa e saborosa comida, regada de massa e muito molho.
Leonardo Marques
Principais sintomas da fibromialgia
Stéphanie Lacerda
Fadiga
Pessoas com fibromialgia podem sentir cansaço de forma semelhante à experimentada por vítimas de outra síndrome, a Síndrome da Fadiga Crônica (SFC). Quase 90% das pessoas com fibromialgia sentem fadiga, entre moderada e severa, que se traduz por falta de energia, baixa resistência aos exercícios e cansaço semelhante ao produzido por gripe forte ou uma noite insone.
Distúrbios do sono
Sensação de acordar sem ter descansado realmente, e razão de privação do estágio do sono profundo. A pessoa dorme superficialmente e acorda durante a noite, ou tem apnéia.
Alterações de Humor
Muitas pessoas sentem desânimo, algumas manifestam ansiedade e outras ficam deprimidas de fato. Também podem queixar-se de incapacidade para concentrar a atenção em tarefas banais do cotidiano.
Qual a melhor forma de tratamento
No tratamento devem ser usados analgésicos, não parece haver vantagem no uso de antiinflamatórios ou cortisona em caráter permanente. São drogas obrigatórias os antidepressivos tricíclicos que agem sobre a serotonina no cérebro e tem efeito analgésico no sistema nervoso central.
Condicionamento muscular orientado por conhecedores da doença e seu entendimento pelos pacientes são indispensáveis. Pacientes com manifestações psiquiátricas mais intensas devem ter atendimento especializado.
Aquecimento no setor de construção civil preocupa com a falta de material no mercado
Sondagem da FGV (Fundação Getulio Vargas) com empresários do setor mostra que, no segmento de materiais de construção, a possibilidade de não atender encomendas em decorrência do esgotamento da capacidade produtiva aumentou de 39%, em 2005, para 57%, neste ano.
Por meio de nota, a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) disse que 'os investimentos no aumento da capacidade de produção se mantêm superiores ao crescimento do PIB [Produto Interno Bruto]'. Pesquisa da entidade mostrou que 61% das empresas consultadas pretendem fazer investimentos relevantes nos próximos 12 meses.
Uma das saídas para a obra não parar é antecipar toda a compra. “Como estou reformando a minha empresa, precisei comprar tudo para evitar o problema da falta de materiais no mercado e mesmo assim ainda não consegui receber tudo”, ressalta o empresário Bruno Bernardi Neto.
Em empresas que fabricam tijolos, o funcionamento muitas vezes acontece durante as 24horas do dia para atender a alta demanda em diversos setores da construção civil.
Para o pedreiro Benedito Lúcio de Souza é importante também que alguns materiais não devem ser comprados com muita antecedência como o cimento. “Materiais como tijolo, areia e ferro podem até estocar e outros, pode ir comprando aos poucos”, aconselha.
Os dados da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) indicam que o mercado deve continuar aquecido. Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança atingiram R$ 20,3 bilhões nos 12 meses terminados em fevereiro, o dobro do movimentado no período anterior. Em quantidade, 213.269 unidades foram financiadas, contra 120.342 nos 12 meses anteriores.
Leonardo Andrade
ALERGIA OU PROBLEMA RESPIRATÓRIO ?
Segundo a médica alergista Dr. Carla Arruda, o principal problema é a confusão que as pessoas fazem entre um simples problema respiratório neste período de tempo seco com a alergia.
P. Qual é a diferença entre um problema respiratório e a alergia ?
R. O que indicaria mais a alergia seria os sintomas mais crônicos, se a gente for pensar em renite alérgica os sintomas mais importante são a obstrução nasal, a secreção nasal, espirros, a cócera no nariz. Normalmente nesses meses os sintomas tende a persistir em outros períodos do ano certamente nesse período a gente tem vários fatores que podem confundir infecções respiratórias virais, então o resfriado pode mimetizar uma alergia, ou mesmo o desconforto pela matéria particular derivada da queimada de cana ou a poeira, a baixa umidade do ar, então tudo isso pode confundir.
P. É comum numa mesma família várias pessoas terem alergia a uma mesma substância ou terem renite alérgica?
R. Sim, com certeza, a um componente genético muito forte. Mas hoje a gente sabe que não é só genetico, então é a interação da genética com o ambiente. Normalmente em famílias alérgicas a gente encontra vários membros mais nem todos vão ter problema, então vai depender dessa interação com o ambiente com os genes que a pessoa já traz consigo ao nascer.
P. Pode ocorrer o fato de até um medicamento ter substâncias que provocam alergias ?
R. Depende da predisposição individual e da genética, então é importante fazer testes de contato para detectar exatamente quais os componentes químicos. Aí você olha todos os medicamentos e em todos os cosméticos, lê todos aqueles ingredientes para detectar se aquele componente é ao que você é alérgico está presente, e assim evitá-los.
P. Quais os cuidados que as pessoas que sofrem de renite alérgica devem ter ?
R. É muito importante que as pessoas que tenham suspeita de renite alérgica consulte um alergista, porque é ele que vai fazer os testes necessários para detectar exatamente qual que é o tipo de alergia. No caso da renite no nosso meio a mais comum é a alergia a ácaro, mais ou menos 80% dos pacientes vão ser alérgicos e essas medidas vão ser eficazes.
Profissão: Empreendedor
Tássia Beig
Emanoelle Rodrigues
Muitas idéias se tornam em grandes negócios. Assim os empreendedores de hoje se apresentam, como grandes idéias que deram certo.
Para ser um empreendedor basta ter boa idéias e medir exatamente toda e qualquer conseqüência da mesma. Precisa-se ter o Know-How para isso.
Quem trabalha com idéias empreendedoras que começam como sonhos, muitas vezes não se surpreendem com o sucesso. Quem o faz já tem a certeza de sua vitória por pensar muito tempo antes em todos os obstáculos que poderiam levar a idéia a se desestruturar e não passar de um sonho.
Assim foi que André Leite, diretor de uma revista, se tornou um empreendedor, ou como ele mesmo se intitula mentor business. Aos 8 anos ele já colocava sua grandes idéias em prática com os amigos e obtinha lucros com elas. A partir do momento em que ele descobriu o “dom” ficou motivado e não parou mais. Hoje se mostra uma pessoa com os pés no chão e sonhos para se perder de vista. “O ser humano precisa ter sonhos”, acrescenta André.
Os projetos bem sucedidos desses empreendedores contam com muitos parceiros, pessoas que compram esse “sonho” e ajudam a transformá-lo em realidade. Os donos das grandes idéias necessitam de companheiros que vistam a camisa da idéia. São parceiros que estão atentos a todos os obstáculos já avisados pelo “dono” e passam por tudo preparados.
Esses projetos são pensados muito tempo antes, realmente estudados para não haver dúvidas ou problemas na hora de “soltá-lo” para o mercado. Afinal os “leões” não perdoam qualquer deslize nesse mundo.
“Faz anos que projeto essa idéia, pensei muito tempo antes de colocá-la em prática. Quando você mede e percebe que o negativo é maior que o positivo não vale a pena praticá-lo”, resume André Leite.
Assim as grandes idéias vão se criando e grandes sonhos se tornam empreendimentos monstruosos.
Sabedoria no assunto
Tássia Beig
Emanoelle Rodrigues
O mercado cresceu muito com os jovens trabalhadores sempre empenhados e mais experientes quanto ao trabalho designado, mas nada como anos de experiência e o chamado Know-How no assunto.
Funcionários de empresas há muitos anos nem sempre são valorizados como deveriam, a experiência desses trabalhadores normalmente escrevem livros.
O empresário está preocupado em colocar na sua empresa pessoas jovens e dispostas a tudo, mas também se preocupa em não perder os funcionários experientes e com muitos anos de carreira, mesmo que não sejam tão valorizados como devem esses funcionários levam a empresa à um patamar mais alto e não deixam essa qualidade cair.
Herbert José Furlaneto de 33 anos, começou seu trabalho como contato comercial de uma revista aos 23. São dez anos de experiência e muita determinação para chegar ao nível do vendedor de hoje. Ele conta que no início era muito difícil pois a timidez e a falta de informações quanto a trabalhar em uma revista eram muitas, mas com o trabalho feito durante esse tempo todo ele se sente realizado. “Para estar nesse ramo a pessoa tem que ter muita paciência, persistência, jogo de cintura e capacidade de realização”, completa Herbert.
Os jovens de hoje talvez não tenham que enfrentar tantos obstáculos para ter a experiência que um trabalhador de muito tempo tem hoje, as informações estão cada vez mais acessíveis a qualquer pessoa e a capacitação de profissionais qualificados muitos mais fácil para quem quer. Os funcionários “antigos” aprendiam tudo na rua, tudo com a prática de um trabalho árduo. “Tudo o que eu aprendi foi na “rua”, uma faculdade é muito importante, mas a prática é só com a vivência de cada dia”, resume Herbert.
Com o know-how de um e a vontade exagerada de outro deveriam se complementar e fazer com que a empresa cresça em conjunto. E o mais importante: os funcionários experientes serem mais valorizados pelo mercado de hoje.
Cursos oferecem capacitação na área de construção civil
Esses profissionais terão uma lista encaminhada ao SindusCon que oferecerá as construtoras associadas para selecionar possíveis candidatos”, explica José Batista Ferreira, diretor regional do SindusCon.
O curso tem como metodologia ensinar aos alunos todo o processo de uma construção, reforma e acabamento. Na parte específica, o aluno conhece material de construção civil, mecânica de solo, gestão de obras e todos os processos construtivos.
Para o diretor do Centro de Qualificação Profissional “Celso Charuri”, Dorival Kobori, o curso é de extrema importância na formação de bons profissionais. “É importante porque esse profissional precisa entender que como em qualquer outra profissão a tecnologia avança. Nós temos hoje tecnologias modernas no ramo da construção civil e é preciso que esses profissionais de adequem para fazer bom uso dos materiais”.
E é com este mesmo pensamento que está o professor, José Joaquim Silva. Para ele, os alunos tem, além de aulas práticas, atividades de laboratório. “O aluno com o certificado terá maiores oportunidades de emprego tanto em residências quanto em construtoras. Ele já sai preparado para encarar os desafios da profissão”, aconselha.
Interesse que aliado ao gosto pelo trabalho fez com que o aluno José Luiz Martins procurasse um curso profissionalizante. “Desempregado há algum tempo, encontrei na construção civil um meio de voltar ao mercado. Sempre gostei de mexer com reformas e por isso fiz o curso na área. Em todos os lugares, tem uma construção. E nessa profissão nunca vai me faltar trabalho”, observa.
Algumas escolas fazem o encaminhamento para o mercado junto ao SindusCon. Construtoras e residências são as que mais contratam.
Leonardo Andrade
ALERGIA
Todo ano é a mesma coisa, tem época de tempo seco e muita poeira. A funcionária pública Raquel Scheffer sofre com os sintomas, "Muita coceira nos olhos, assim intensa mesmo, aí tenho que pingar colírio, nariz coça demais e espirro várias vezes, além de dor de cabeça."
A alergia apareceu na infância e piorou há oito anos. Além de medicamentos para irritação nos olhos e nariz congestionado, foi necessário mudar a rotina da casa, " O quarto que é onde a gente passa oito horas do dia, tem que está limpo constantemente, tem que trocar os lençóis mais freqüentemente, não tem cortina porque vejo que piora."
Dona Maria do Carmo não sabe se é alérgica como Raquel, mais diz que tem desconforto em períodos de tempo secos. Ela trabalha todos os dias na limpeza de praças públicas e usa máscara para evitar o contato com poeira, "Tá muito seco, muita poeira, muita poluição, por isso tenho que usar a máscara. Para minha saúde mesmo."
Quem nunca teve alergia pode apresentar sintomas em qualquer fase da vida, foi o que os médicos explicaram para a jornalista Daniela Frésca, no caso dela o problema não é respiratório, mas na pele, a dois anos ela descobriu que não pode usar três tipos de substâncias presentes em quase todos os cosméticos, produtos de limpeza e até em remédios anti-alérgicos. Com os pés inchados e a pele ferida ela ainda não encontrou solução para o problema, " Já tentei olopatia, os cremes manipulados que não podem conter alergias e agora tô tentando o caminho para a homeopatia, para ver se encontro mais uma alternativa pra realmente elimina, até alguém descobri como eu tiro isso da minha vida definitivamente."
Segundo a médica alergista Dr. Carla Arruda, é possível que a pessoa que nunca teve nada, de repente apareça uma alergia na pele ou até um problema respiratório, " Isso pode acontecer, pra você desenvolver a doença você requer um período de sensibilização e esse período pode demorar até anos, então alguns tipos de alergias precisam desse tempo para o sistema imune ficar sensibilizado aquele determinado elemento do ambiente."
Debate de propostas
Na primeira parte do discurso, Lineu e o vice, Benê, falaram sobre o debate que não ocorreu. Eles criticaram a posição dos ouros partidos por não terem aceitado a data marcada. "Eles foram pedir penico para a Justiça Eleitoral", falou Benê sobre os três concorrentes. "Eu estava pronto para o debate, assim como estarei preparado para realizar qualquer debate a qualquer hora", expressou Lineu.
Na segunda parte da reunião, o candidato apresentou as suas principais propostas. "O lançamento do plano de governo foi importante, pois a população está ansiosa para debater propostas", evidenciou Lineu da Paletrans.
Rafael Falaguasta
A importância de saber sobre fibromialgia

Jane Désirée
Stéphanie Lacerda
O termo fibromialgia caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica nos tecidos cognitivos fibrosos, que constituem ligamentos e tendões.
Ocorre em cerca de nove mulheres para cada homem em idades variadas. Caracterizada, principalmente, por uma dor difusa, referida no sistema músculo-esquelético, acompanhada por fadiga, distúrbios do sono e pontos dolorosos pré-determinados. É considerada uma síndrome porque é identificada mais pelo número de sintomas do que por uma má função específica. Não necessariamente apresentará todos os sintomas, mas outros podem estar presentes, como parestesia, disminorréia, cefaléia, artralgia, rigidez matinal, ansiedade e depressão.
A variedade nos tratamentos tem aumentado o controle da doença, e uma via alternativa em estudo é a Acupuntura. Sua eficácia no tratamento da dor de diversas etiologias estão bem demonstrados; em especial para a síndrome de dor, em que o conceito de pontos-gatilho apresenta correlações importantes com o de pontos de Acupuntura, e para a qual é imprescindível uma ação terapêutica direta sobre os músculos cronicamente lesados (Hirakui, 2004).
Estima-se que a fibromialgia seja a terceira maior causa que levaria um indivíduo a procurar um reumatologista , sendo vista como uma das queixas reumáticas mais comuns, afetando 2% da população onde o predomínio é pelo sexo feminino cuja idade varia de 25 a 50 anos. É pouco relatada nos países em desenvolvimento.
A fibromialgia atinge os músculos e seus pontos de fixação dos ossos. É considerada uma síndrome porque é caracterizada por vários sintomas que não são exclusivos dela.
Entre as causas principais da fibromialgia estão às mudanças hormonais, estresse, trauma físico-emocional ou tendências depressivas que podem desencadear a síndrome. Porém pessoas inativas ou ansiosas sobre sua saúde podem agravar a situação, explica o fisiterapeuta Carlos Wilheim. Estudos são realizados para analisar o efeito de certos hormônios e de produtos químicos na sensação da dor, nas perturbações do sono e também nas alterações de humor.
Setor de contrução civil necessita de mão de obra qualificada
Segundo pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo e da FGV Projetos indicou aumento de 106% no número de vagas geradas nos seis primeiros meses de 2008 em relação ao mesmo período do ano passado.
O número de vagas criadas em 2008 já é, inclusive, maior que a quantidade de novas oportunidades criadas durante todo o ano de 2007. Apenas no estado de São Paulo foram abertas 62,4 mil vagas, 63,4% a mais que o número de empregos gerados no primeiro semestre do ano passado.
O setor também busca cada vez mais mulheres para serviços de acabamento. Com isso, aumenta o número de mulheres "colocando a mão na massa": somente no ano passado, 55 mil ingressaram neste mercado.
Esse aumento foi justificado pelo aquecimento imobiliário que teve início em 2007 e trouxe investimentos em obras de infra-estrutura em todo o país. Mas para isso, os profissionais precisam fazer um bom curso de qualificação.
Segundo o diretor do Centro de Qualificação Profissional “Celso Charuri”, Dorival Kobori, com o aquecimento no setor esses profissionais ficaram ainda mais valorizados mas é importante que além de um curso, os profissionais mais experientes façam uma reciclagem. “Existe uma carência dessa mão-de-obra no mercado de trabalho em Ribeirão Preto”, observa.
Um dos grandes desafios das construtoras é encontrar profissionais capacitados para trabalhar em obras ou reformas. Contratados esse profissional pode ganhar na faixa de R$ 628,20. “Um pedreiro que recebe na faixa de R$ 750,00 pode chegar a salários ainda maiores dependendo da especialidade que ele possui”, finaliza o diretor do SindusCon.
Leonardo Andrade
Medicina Estética: agilidade e eficácia na busca pelo corpo perfeito

Jamile Gorita
Marina Souza Carneiro
A medicina estética já faz parte do dia-a-dia de muitos brasileiros e ao contrário de antes, não é mais prioridade apenas do público feminino. Os homens, cada vez mais vaidosos, também passaram a investir em tratamentos de beleza para melhorarem sua aparência.
Há algum tempo, a procura pelo corpo perfeito se limitava a dietas da moda, cremes com promessas milagrosas e alguns aparelhos sem eficácia. Gastava-se muito dinheiro e não se obtinha o resultado esperado. Porém, com o surgimento das “indústrias de beleza”, as técnicas passaram a ser exaustivamente pesquisadas, modernizadas e a cada dia novos equipamentos são lançados.
O conceito de beleza sofreu várias mudanças no decorrer dos anos. Antigamente, os costumes não permitiam revelar o corpo, então, o indivíduo era considerado belo caso possuísse uma bela face. Hoje, como a forma física passou a ser valorizada, o conjunto “rosto+corpo” deve ser harmônico, e é justamente ai que a medicina estética atua, permitindo às pessoas ficarem bonitas de uma maneira rápida, eficaz e sem esforço.
A preocupação com a auto-imagem e a busca constante para pertencerem aos padrões estabelecidos pela sociedade, faz com que homens e mulheres recorram a todos os tipos de tratamentos possíveis, dentre eles os tradicionais: peeling, bioplastia (botox), mesoterapia, limpezas de pele, drenagem linfática, gordura localizada, celulite, estrias, depilação a laser, bronzeamento artificial, lipoaspiração manual, etc.
A tendência é que daqui pra frente este tipo de medicina só evolua e quem sabe, se torne um pouco mais acessível. Por enquanto, quem deseja ficar bonito (a) utilizando tantas facilidades, deve gozar de excelentes condições financeiras, caso contrário é melhor deixar a preguiça de lado e apelar para a boa e velha musculação.
Metamorfose Ambulante
Dentre as várias músicas que compõem o repertório de Raul Seixas, um dos destaques é ‘Metamorfose Ambulante’, composta em meados dos anos 70, após a avalanche de transformações ocorridas em 68. E em meio ao movimento de contracultura, que buscava exprimir as mudanças de valores e comportamentos, através da cultura alternativa. A música reflete um momento da sociedade e das mudanças no interior dos indivíduos. Quando se cantava, “aquela velha opinião formada sobre tudo”, ou vou “desdizer aquilo tudo que eu lhe disse antes” está evidente que as pessoas não eram mais as mesmas e o principio de uma nova realidade social.
Mercado Jovem
Tássia Beig
Emanoelle Rodrigues
Os jovens de hoje começam a trabalhar mais cedo e com mais experiência. Desde cedo muitos jovens já focam um trabalho e se especializam no ramo para poder ter mais oportunidades com a tão sonhada experiência, que o primeiro emprego traz. Eles estão se especializando em casa, com amigos e chegam ao mercado de trabalho cada vez mais prontos para atuar com qualidade e sabedoria quanto a área escolhida.
Marco Antônio Giordano de 18 anos começou a trabalhar desde os 12, ele aprendeu tudo sobre tratamento de imagens e hoje se especializou em formaturas e casamentos. Marco pensa que a parte financeira força você a procurar o mercado de trabalho mas a experiência é importante para conseguir o emprego. “A situação financeira define, mas a experiência influencia”, resume Marco.
O que chama a atenção desses jovens é a questão da independência financeira. Se sustentar é o objetivo de muitos jovens para sair de casa e se tornar “adulto” mais cedo. Marco Antônio que ainda mora na casa dos pais diz que pode se sustentar se quiser, mas ainda quer ficar um tempo com os pais. O conforto da casa dos pais é o que prende os jovens, eles sentem que se sustentam quando ainda estão na casa dos progenitores mas ao sair descobrem que a independência não é tão fácil assim.
Mas de todo jeito os jovens crescem e amadurecem mais cedo com a experiência de trabalho, além da mudança de valores.
Os jovens trabalhadores terão muito mais oportunidades de estarem bem sucedidos aos 25 anos e essa é a vantagem do sacrifício logo cedo. Porque a recompensa tarda mais não falha.
"PEELING: O Seu Tratamento Estético"

Jamile Gorita
Marina Souza Carneiro
O Peeling se trata de um procedimento estético capaz de corrigir marcas, manchas, cicatrizes deixadas por problemas de acnes e alterações causadas pelo envelhecimento. Oferendo ao seu paciente a oportunidade de ficar com a cara nova , o peeling melhora a aparência e qualidade da pele.
O termo peel vem do verbo inglês, descamar, e é exatamente o que acontece durante o tratamento. Na maioria das vezes aplicado no rosto é feito uma esfoliação da pele provocada por uma mistura de componentes químicos ou a laser, tratamento assim preparado de acordo com a necessidade de cada paciente. Só o seu médico pode definir o tipo e a profundidade do peeling que será aplicado.
Corrigindo algumas imperfeições o Peeling é uma ótima opção para quem deseja um tratamento rápido e eficiente no combate a manchas e marcas da pele. Para obter um resultado positivo basta seguir as orientações médicas antes, durante e após a aplicação. O paciente fica proibido de se expor ao sol, pois podem surgir algumas lesões na pele irreversíveis.
O tratamento é mais comum nas correções de imperfeições da face, mas algumas pessoas já estão usando para correção de sinais em outras partes do corpo, como: braço, abdômen, pernas, entre outros.
Segundo alguns médicos este tratamento é mais aconselhado no inverno, pois o clima frio e sol encoberto pelas nuvens, são um fator positivo para o pós peeling. O tratamento não exige uma intervenção cirúrgica, apenas a indicação de um médico especializado, que vai detalhar todos os cuidados para sua aplicação.
Faltou consenso
A reunião contou com as presenças dos representantes da Coligação Cravinhos pra Todos, Evaristo Tiépolo Filho; do Partido dos Trabalhadores (PT), Juliano Martins de Lima; da Coligação Cravinhos não Pode Parar, Marco Aurélio Damião; do Partido Popular Socialista (PPS), Vinicius Correa Buranelli e Paulo Tonello; da Rádio Cravinhos FM, Luís Ângelo Baptiston Caputo; e dos dois jornais da cidade.
Uma ata da reunião foi elaborada e assinada pelos representantes com todos os detalhes do encontro. Uma das frases derradeiras da ata diz: "Por falta de consenso, o representante da Rádio Cravinhos FM deu por encerrado o apoio da rádio a eventuais debates, entrevistas e sabatinas, ao menos por ora".
Um debate chegou a ser marcado para o dia 31 de agosto, mas a justiça eleitoral cancelou. O candidato do PPS, Lineu da Paletrans aproveitou para divulgar seu plano de governo ao invés de debater com seus concorrentes.
Rafael Falaguasta
O novo mundo masculino
Jamile Gorita
Marina Souza Carneiro
O culto do corpo já não é um assunto só para mulheres. Os homens têm vindo a mudar esse preconceito e cada vez mais se preocupam com o físico e com a sua aparência.
Longe está o tempo em que homem que é homem usava somente sabonete e desodorante. Uma loção pós-barba refrescante e talvez uma colônia para dias especiais. É muito difícil questionar a fidelidade masculina, quando o assunto é tratamento Estético. Isso porque os homens, hoje, vem se preocupando muito com a aparência física.
Será que as mulheres também ficaram mais exigentes e optaram pelos bem cuidados? Será este, o motivo que leva os homens a se preocuparem tanto?
A quebra de tabus fica ainda mais reforçada quando notamos que hoje a indústria de cosméticos pesquisa e lança produtos especialmente direcionados para o sexo masculino. E ainda promove eventos para mostrar os novos lançamentos para eles. A iniciativa se justifica por pesquisas realizadas pelo setor, que apontam crescimento significativo do interesse masculino pela estética. Além disso, as mesmas pesquisas atestam que o recente interesse despertado por eles não representa nem define opção sexual.
Os homens têm características peculiares e não querem, de maneira alguma, deixar transparecer que fizeram ou estão fazendo algum tipo de tratamento, mesmo que de maneira sutil. Preferem, sim, vender a imagem de que são mais conservados do que as mulheres.
Cuidados específicos para os homens já fazem parte dos serviços oferecidos por muitas clínicas de estética, masculinas ou não. Alguns dos tratamentos mais procurados incluem depilação, tratamento de pés e mãos, massagens e a limpeza de pele do rosto e corpo.
De qualquer forma, cuidados básicos são bem vindos e já não era sem tempo que os homens começassem a investir mais neles.
São muitas as particularidades do universo masculino. E todas devem ser respeitadas para que a auto-estima dos homens esteja sempre preservada e eles possam se sentir cada vez mais confortáveis.
Distância entre saúde e estética

Jamile Gorita
Marina Souza Carneiro
Não há dúvidas de que a alimentação exerce papel importante na estética facial e corporal.
Atualmente as pessoas ultrapassam os limites na busca do corpo perfeito e compram a idéia de que obter uma aparência de modelo é mais importante do que a manutenção da própria saúde. Na ânsia por resultados imediatos, sem esforços, muitos recorrem compulsivamente a alternativas estéticas como equipamentos de ginástica passiva, aplicação de produtos que diluem a gordura localizada, bronzeamento artificial, moderadores de apetite, entre outros métodos.
A sociedade exige que as pessoas tenham barriga de "tanquinho"... Que seja jovem, alto, bonito e sensual. Ter bum bum durinho e ser magra...
Os avanços da medicina estética e da cosmética no Brasil são estrondosos, estes recursos estão aí cada vez mais acessíveis e disponíveis a todos.
Por meio de cuidados orientados e realizados por especialistas é possível retardar o envelhecimento e melhorar a auto-estima através de intervenções específicas e personalizadas a cada tipo de pele, cabelos e composição corporal. Entretanto é interessante analisar criticamente o padrão de beleza que a mídia impõe.
Muitos desses produtos fazem o maior alarde com a propaganda enganosa. Os brasileiros confundem facilmente estética com saúde, principalmente por conta do volume de propaganda de alimentos calóricos e pouco nutritivos ou produtos que prometem emagrecimento rápido ou, milagre, até serem cassados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Resultado... Brasileiros e brasileiras vão sendo enganados pela absoluta falta de informação.
Para o modelo ditado pela moda, homens e mulheres experimentam de tudo.
Na alimentação então?
A alimentação é importante para a estética facial e corporal. A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar positivamente na idade biológica por meio da escolha de um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada, vida social saudável, relacionamentos prazerosos e gratificantes. De nada adianta uma lipo-escultura, uma plástica ou um tratamento estético corporal ou facial, sem a intervenção conjunta e simultânea em cada área que interfere na Saúde, na Estética e na Qualidade de Vida do Ser Humano: Saúde Física, Emocional, Espiritual, Social e Mental.
Cada um pode e deve ser bonito e saudável como é, independente da idade cronológica, mas com sua verdadeira idade biológica.