
Um dos fenômenos tecnológicos mais visíveis atualmente é o do comportamento dos usuários de telefonia no país. A telefonia móvel foi introduzida em larga escala no Brasil na década de 90 e vem se multiplicando de forma voraz até então.
Atualmente é possível observar que a grande maioria dos brasileiros utiliza a telefonia móvel, muitas vezes abrindo mão da tradicional linha telefônica. As os benefícios e inovações oferecidos pelas operadoras de celular, aliados a tarifas menores e mais flexíveis e à receptividade do mercado fizeram com que a telefonia móvel seja hoje a primeira opção de escolha no Brasil.
Um estudo do IBGE divulgado em setembro revela que em São Paulo, o percentual de moradias com celular subiu de 47,8%, em 2004, para 59,3% em 2005, e o de casas com linha fixa foi de 48,9% para 48,1%.
Outro derivado da tecnologia que sofreu aumento significativo no número de usuários é a Internet. O crescimento no segmento, ainda que não tenha sido tão expressivo quanto o ocorrido na telefonia móvel, mostra mais um avanço tecnológico bem aceito pelos brasileiros.
Em 2005, cerca de 21% da população brasileira com 10 anos de idade ou mais navegou pela Internet e, pela primeira vez. Segundo dados do IBGE também divulgados em setembro, sobre o uso da rede mundial tanto em casa como no trabalho, na escola, em centros de acesso gratuito ou pago, domicílios de outras pessoas ou qualquer outro local nos 90 dias que antecederam a entrevista, o porcentual de internautas no País seria equivalente a 39 milhões de pessoas.Com isso, crescem os relacionamentos virtuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário