terça-feira, 7 de outubro de 2008

Agronegócio, todos fazemos parte dele


Nos dias atuais, o agronegócio é muito importante para os brasileiros. Representa um mercado que aumenta a cada ano, segundo dados do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Hoje, o agronegócio representa 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, cerca de U$: 282 bilhões e 39% das exportações feitas pelo país, algo na casa dos U$: 36,2 bilhões.
Hoje o país é o maior exportador mundial de álcool, açúcar, café, suco de laranja, complexo da soja, grãos e seus derivados, carne bovina, entre outros produtos. Por este motivo, o país se torna um dos maiores produtor e exportador mundial, na qual poucos países conseguem produzir numa escala que abasteça o mercado interno e também seja exportado.
Quem ganha com isso é balança comercial do Brasil. Totalmente dependente do Agronegócio, sempre que o país diminui as suas exportações agrícolas, esse saldo segue o mesmo ritmo, tende muitas vezes até ser negativo.
Com isso, as perspectivas para o setor são positivas, com os altos preços das commodities mundiais, mesmo com as recentes quedas, estão em níveis elevados. Isso estimula os produtores a buscarem alternativas para aumentar a are de plantio, que hoje ocupa quase 50 milhões de hectares.
Segundo também dados do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos, para cada U$: 1 milhão investido no setor agrícola, 120 novos empregos são gerados no país, para cada U$: 1 milhão exportado, são gerados cerca de 400 novos empregos.


Texto: Francisoc Silva
Foto: Google

Nenhum comentário: