terça-feira, 7 de outubro de 2008

GONORRÉIA

Bruna Rossato
Jamile Gorita
Marina Carneiro

Conhecida como blenorragia ou esquentamento, a Gonorréia é uma doença sexualmente transmissível (DST) comum. A doença pode afetar todas as partes do corpo embora apareça primeiramente nas áreas genitais.A gonorréia é causada por uma bactéria e é altamente contagiosa. Ela pode entrar no corpo através da vagina, boca e reto e na maioria das vezes é transmitida através do contato sexual.
Nos homens, a infecção normalmente começa na uretra (o canal por onde passa a urina).
Nas mulheres, a bactéria normalmente infecta primeiramente o colo do útero. A bactéria pode infectar a garganta e o reto após sexo oral e anal.Você pode ter gonorréia sem ter nenhum sintoma evidente. Quando os sintomas existem, normalmente aparecem entre 2 e 10 dias após a infecção.

Os sintomas são:
- Sensação de queimação ou dor ao urinar- Vontade freqüente de urinar- Corrimento turvo e denso do pênis- Corrimento vaginal turvo, amarelo com odor desagradável- Dor de estômago (nas mulheres)- Sangramento menstrual anormal- Ânus ou reto inflamados (após relação sexual anal)- Inflamação de garganta (após relação sexual oral)- Dor no escroto ou testículos.

O tratamento:
A gonorréia é tratada através de antibióticos, ministrados tanto por via oral quanto por injeções. Devido ao fato de muitas pessoas com gonorréia terem chlamidya (outra doença sexualmente transmissível), talvez deva usar mais de um medicamento para curar ambas as doenças.

Que cuidados devem ser tomados?
- Faça retorno médico em 1 ou 2 semanas, para ter certeza de que a bactéria causadora da gonorréia desapareceu.
- Tome a medicação durante todo o tempo prescrito, ainda que os sintomas tenham cessado antes de ter acabado a medicação.
- Pare de ter relações sexuais até que seu médico diga que não há mais evidências da doença.
Como prevenir a Gonorréia e as suas complicações?
- É importante dizer ao seu parceiro sexual que ele está exposto à gonorréia.
- Diminuir o risco de infecção, usando sempre preservativos durante relação sexual.
- Não compartilhar toalhas ou objetos pessoais íntimos que podem conter bactéria
Ainda que você não tenha sintomas, mas tenha tido alguma relação sexual sem proteção (sem preservativo), procure seu médico ou clínica para checar gonorréia ou outras DSTs.

Nenhum comentário: