terça-feira, 7 de outubro de 2008

Óleo extraído de distintas matérias-primas produz combustível biodiesel


Jane Désirée
Stéphanie Lacerda

Biodiesel é um composto produzido a partir de óleos vegetais extraídos de diferentes matérias-primas, como palma, mamona, soja, entre outras. Pode utilizar o óleo puro ou misturado ao diesel de petróleo independente das porções. Ultimamente vem sendo adicionado 2% de biodiesel a diversos tipos de diesel existentes, essa mistura é chamada de B2, já o biodiesel puro é denominado de B100. É a fonte de energia que está em alta nos dias de hoje. Isso ocorre em detrimento dos países estarem preocupados com a redução do Efeito Estufa.
No entanto surge um novo fator que pode frear um pouco esse crescimento, é o desmatamento provocado para a plantação dos vegetais capazes de gerar o biodiesel. O biodiesel é um fator importantíssimo para impedir o crescimento e alarmar o efeito estufa, no entanto pode prejudicar o meio ambiente por ter que extrair o produto base destruindo as lavouras e com isso diminuindo o número de alimentos.
Do que adiantaria ter um combustível renovável que tem baixo índice de poluição, se as florestas somem prejudicando ainda mais o ecossistema mundial. As expectativas para os próximos anos são animadores no âmbito econômico e social. O Brasil é o país mais capacitado entre todos a desenvolver esse tipo de combustível, ele é o favorito a liderar a produção mundial de biodiesel.

Nenhum comentário: