
Jane Désirée
Stéphanie Lacerda
O uso do biodiesel como combustível no País permite uma redução nas emissões de gases poluentes no ar, como gás carbônico, além de ampliar a matriz energética brasileira. Algumas empresas estão testando alguns modelos tais como: Audi R 10, lançado neste ano e que utiliza uma versão avançada do biodiesel (Biomass to liquid), fonte renovável extraída a partir de vegetais. A montadora Pegeout Citroen testa dois carros com o combustível e apresentou algumas conclusões da pesquisa que está sendo realizada juntamente com o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas (Ladetel) da USP. O combustível testado foi desenvolvido pelo Ladetel a partir da transformação química do óleo de soja, constituído de uma proporção de 30% de biodiesel e 70% de diesel. Os testes se iniciaram em setembro de 2007 ano passado e os veículos já rodaram cerca de 100 mil quilômetros. A meta é atingir 160 mil km.
Atualmente no Brasil ainda é difícil encontrar, mas temos biodiesel sendo vendido nos postos na composição de B 2,2% de biodiesel e 98% de diesel. Sendo assim, é importante saber que qualquer motor a diesel pode utilizar biodiesel, podendo alternar entre biodiesel e diesel assim como os carros flex.
Vantagens
Mais baixas emissões: Quanto mais biodiesel for usado na mistura com o diesel, mais baixo suas emissões.
Versatilidade: Outro benefício para o consumidor é a habilidade para trocar entre diesel e biodiesel sempre que precisar.
Modelos: No Brasil é proibido carros de passeio rodarem com diesel, mas isso tende a mudar uma que vez que as emissões do biodiesel são menores. Os grandes beneficiados no momento seriam os trabalhadores do campo com maquinário movido a diesel.
Custos: O preço do biodiesel B2 vendido em alguns postos pelo Brasil custa apenas alguns centavos mais caro que o diesel, mas a tendência é o preço ficar mais barato, com a melhor tecnologia na produção de biodiesel e o aumento do preço do petróleo.
Desvantagens
Emissões: Embora carros com biodiesel emitam menos CO2, eles ainda soltam algumas partículas poluentes. Fabricantes americanos de biodiesel estão pesquisando aditivos que tornarão o biodiesel mais limpo.
Tempo frio: Esteja atento aos problemas de viscosidade em tempos de temperatura baixa. Quanto maior a mistura de biodiesel usada, mais viscoso o combustível se torna em temperaturas muito baixa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário