terça-feira, 7 de outubro de 2008

Doenças sexualmente transmissiveis (DSTs)



Doenças sexualmente transmissíveis ou DSTs, são adquiridas através de relações sexuais.
Algumas dessas doenças sexualmente transmissíveis são: sífilis, chato, cistiti, clamídia (infecção vaginal), gonorréia, herpes genital, além de outras com nomes cientifícos.
TRANSMISSÃO
A transmissão de todas essas doenças ocorre através do contato sexual com a pessoa infectada. Apesar de muita gente achar que sexo oral e anal não transmite doença, ela pode causar infecções até mais perigosas.
A gonorréia e o sífilis pode ser transmitido de uma mulher grávida ao seu filh, tanto através do útero, como através do parto, e a mais comum é a clamídia.
Além do que algumas dessas doenças pode causar até a infertilidadenas mulheres, as mais comuns são: gonorréia e a clamídia.
CONTROLE
Hoje em dia fica difícil controlar as DSTs, porque além do aumento da atividade sexual, muitas mulheres trocam o preservativo pelo uso de anticoncepcionais e diafragmas.
O tratamento das DSTs são basicamente através de antibióticos, isso para o sífilis e a gonorréia, porque algumas ainda não tem cura assin como o HIV (AIDS).
Por isso antes de manter relações sexuais é bom conhecer e limitar o número de parceiros porque quando uma pessoa tem relação sexual com várias pessoas, suas chances de adquirir uma doença sexualmente transmissíveis aumentam, pois há maior probabilidade de alguns dos parceiros estar contaminado.

Ana Paula Fragiorgi

Nenhum comentário: