terça-feira, 7 de outubro de 2008

Resumo Video Music Brasil 2008



Aconteceu nesta última quinta feira, dia dois, no Credicard Hall em São Paulo, o vídeo Music Brasil, uma das premiações de maior importância no cenário da música nacional.
Como ocorre todo ano, a premiação homenageia artistas do mundo da música que mais se destacaram no ano anterior, os músicos concorrem a prêmios entre as várias categorias existentes na premiação tais como: Melhor show, Hit do ano, Melhor videoclipe do ano, Melhor artista do ano (escolhida pelo próprio público através do site), entre outras.
A premiação mudou o seu formato ao longo dos últimos anos, com o intuito de dar mais destaque ao próprio artista e a música, antigamente a premiação apenas premiava videoclipes de diferentes categorias, como rap, rock, pagode e axé, a premiação também apresentou neste ano uma nova categoria voltada para o público, que foi a categoria Você Fez, onde os fãs gravam os seus próprios videoclipes de músicas já existentes.
Fazendo uma análise da premiação podemos dizer que o VMB 2008 estava impecável em nível de organização e produção, não devendo nada para as premiações norte americanas. Mas ao nível de musicalidade, ao meu ponto de vista, ficou devendo muito. E grande parte dessa culpa se deve ao monopólio do grupo musical NxZero, que assim como no ano passado ganhou quase todos os prêmios que disputou e ainda fez performance ao vivo. E desta vez o destaque das bandas de sucessos momentâneos e das bandas consideradas “emos” aumentou, tendo a premiação se esquecido de artistas consagrados da nossa música, não houve nenhuma apresentação, por exemplo, de Titãs, Barão Vermelho, ou mesmo uma homenagem a esses artistas como houve no ano passado para o Lulu Santos.
Outro ponto baixo da premiação foi sem dúvida, a apresentação da banda britânica Bloc Party, que fez uma apresentação horrorosa com playback, resultado disso: merecidas vaias do publico presente, e comentários sarcásticos do apresentador Marcos Mion do tipo: “O loco meu, quem sabe faz ao vivo”.
Um dos poucos pontos altos da noite foi sem sombra de dúvidas o comediante e apresentador do programa 15 minutos Marcelo Adnet. Ele roubou a festa com suas hilárias imitações dos artistas, ao qual fazia a cada final de bloco. Os artistas eram escolhidos pelo público presente através de uma votação feita ao vivo, sendo que as opções para as imitações eram sempre entre dois artistas famosos, inclusive houve um certo questionamento sobre as imitações não serem improvisadas, mas Marcelo provou ao contrário, quando incluiu em suas paródias frases das respostas de perguntas feitas por Marcos Mion aos artistas na mesma hora das improvisações.

Haroldo Barbosa

Nenhum comentário: