terça-feira, 24 de junho de 2008

A tecnologia está na ponta dos dedos

A tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas no mundo todo e a globalização é uma das principais responsáveis, pois exige conexão direta dos quatro cantos do planeta. Mas, falando assim, tão globalmente não se percebe como está muito mais presente do que parece.
Segundo matéria publicada pelo jornal Estadão, em 01 de janeiro de 2008, “em pouco mais de dez anos, a porcentagem dos lares brasileiros que dispõem de computadores cresceu mais de três vezes”. Isso mostra como a tecnologia participa da vida dos brasileiros. Cláudio Machado, técnico de informática, diz que o “micro” está ligado a praticamente todas as atividades exercidas, e que isso aumentará ainda mais, com a chegada da interação de outras tecnologias e equipamentos, como celulares e TVs.
Outro fato interessante está na proximidade com que a informação chega através do micro. A Internet é uma ferramenta que facilita muito, e pode ser acessada com ajuda de provedores discados gratuitos. No começo, usada apenas para pesquisa escolar e trabalho hoje é instrumento de comunicação instantânea e para todos. A professora Elaine Barbosa, diz que, ao adquirir seu micro pensou na utilidade de trabalho, estudo e diversão. “Além de trabalhar, também queria ter contato com meus amigos que estão longe”, afirma.
Para o técnico Cláudio, ao contrário do que pensam os usuários, o sistema utilizado atualmente nos computadores não é tão simples como parece: “de uma forma geral está mais difícil, pois, programas como o Windows Vista ou o Office 2007, embora tenham muitas ferramentas, eles são muito complexos para usuários iniciantes ou pouco familiarizados com a informática”.
Certamente, esse obstáculo está sendo superado pelos navegantes do novo universo, pois as vendas só aumentam e os preços abaixam. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica (Abinee), as vendas de computadores no Brasil alcançaram a marca de 10,1 milhões de unidades em 2007, aumento de 23% sobre as vendas de 2006, e a tendência é de aumentar ainda mais em 2008.
Aline Sandoval, Leonardo e Priscilla Amanda

Nenhum comentário: