sexta-feira, 20 de junho de 2008

Instituto Nextel é inaugurado com foco em educação de jovens

Com investimento de R$ 750 mil, Nextel lança ONG para ampliar oportunidades de inserção no mercado de trabalho

Com a missão de desenvolver o potencial de jovens em situação de risco social, a Nextel inaugura o Instituto Nextel. A entidade, idealizada em 2006 por colaboradores voluntários da empresa, foi constituída como uma Organização Não-Governamental (ONG) para atuar diretamente na formação integral de adolescentes, a fim de ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

Por meio do projeto Conexão Direta com o Futuro, o Instituto Nextel oferece orientação pedagógica e capacitação prática a jovens que estejam cursando ou já tenham completado o Ensino Médio em escolas da rede pública. O programa inclui seis meses de aulas diárias em espaço próprio do Instituto, sediado na região de Santo Amaro, em São Paulo (SP), onde os adolescentes participam de cursos técnicos ligados a serviços de telemarketing e atendimento a clientes.

"A inauguração do Instituto Nextel é a consolidação de um projeto antigo da Nextel, em que ampliamos o nosso compromisso com pessoas para além dos nossos colaboradores e clientes", destaca Sergio Chaia, presidente da Nextel. "Assumimos o desafio de nos tornar uma referência em educação de jovens e esse é um compromisso de longo prazo da Nextel".

Com investimento inicial de R$ 750 mil por parte da empresa mantenedora, o Instituto Nextel é associado ao GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e conta com a parceria do Centro de Profissionalização de Adolescentes - CPA - para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e contratação de professores. O apoio de empresas como a Odontoprev ainda garante assistência odontológica completa aos alunos durante os meses do curso. Os benefícios são complementados pelo próprio Instituto com a oferta de bolsa aos estudantes e alimentação no período das aulas.


Qualificação superior

Em março de 2008, o Instituto Nextel formou sua primeira turma, composta por 28 alunos, como um projeto piloto. O sucesso do programa se refletiu no alto índice de contratação desses jovens no mercado formal de trabalho. Até meados de maio, mais de 20 desses estudantes foram contratados pela própria Nextel e por outras empresas em posições de atendimento a clientes.

"Os resultados da primeira turma foram realmente surpreendentes", comenta Alejandro Raposo, presidente do Instituto Nextel e vice-presidente de Customer Care e Comercial da Nextel. "A capacitação oferecida pelo Instituto garantiu um diferencial a esses jovens, que chegaram ao mercado de trabalho com qualificação superior em comparação a seus concorrentes".

Além do certificado de conclusão do curso, os alunos egressos recebem assistência pedagógica contínua do Instituto Nextel mesmo após a conquista de um emprego no mercado de trabalho.

Para o final de 2008, o objetivo é formar mais 120 jovens pelo projeto Conexão Direta com o Futuro, com expectativa de dobrar esse número para o ano seguinte.

Leonardo Andrade - 4o ano de jornalismo

Nenhum comentário: