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Will Parisi
Ana Carolina Alberti
O cinema passa por uma abstinência de originalidade, e por esse motivo está em busca de um novo caminho para percorrer. A queda na qualidade dos textos leva os roteiristas a buscarem historias prontas na Marvel e em sua concorrente DC Comics, conhecidas pelo publico leitor das HQs. Daí a grande quantidade de historias em quadrinhos adaptadas, pois o mercado só quer apostar onde o lucro é certo. Assim acorre também com a literatura e com as refilmagens de grandes sucessos europeus. De uma forma ou de outra essas historias já estão presentes no imaginário coletivo, tornando mais fácil sua aceitação.
Cinema é uma coisa, quadrinhos é outra
Essas adaptações nunca correspondem à história original, decepcionando o público fiel dos gibis. Como no filme O Fantasma, que obteve péssima bilheteria por não seguir a risca o original, diz, Marco Aurélio Lucchetti, professor de adaptações em multimeios do Centro Universitário Barão de Mauá. Um dos únicos filmes de qualidade desse gênero é Sin City, de Frank Miller. Esse material só pode ser considerado como uma reprodução das HQs, chegando em alguns casos a cometer as mesmas falhas dos quadrinhos, como no caso do X-Men, que consiste basicamente numa seqüências de lutas, sem ter a preocupação com o desenvolvimento psicológico da trama. O contrario já acontece com Homem Aranha, que possui um lado humano mais evidente, no que diz respeito a sua fragilidade, o personagem não esta certo quanto ao merecimento de seus poderes e se isso não esta atrapalhando sua vida. Essa dualidade intrínseca nos personagens é o que tornou esse filme atrativo ao público alcançando a 5ª maior bilheteria do gênero.
A vez dos blockbusters
“Esse é o filão da vez de Hollywood”, segundo Alexandre Carlomagno, estudante de jornalismo e cinéfilo, existem filme bons, mas a maioria são os chamados “blockbusters”, filmes feitos para aumentar o faturamento. Totalmente sem qualidade e descaracterizados, como no caso de Eletricka. A procura é por historias mastigadas e prontas para a aceitação do público. Como a linguagem do cinema é diferente dos quadrinhos, essas adaptações perdem no quesito qualidade. Outros filmes como Casa Perdida, Anti Herói Americano, Marcas da Violência são também adaptações dos quadrinhos, produzidos com um baixo orçamento e não possui um super herói como estrela principal. Ainda para Lucchetti, a crise de criatividade chegou em Hollywood, faltando talento para escrever especificamente para o cinema. Refilmagens como os três solteirões e uma pequena dama e perfume de mulher, originalmente europeus foram refilmados, pois tiveram grande bilheteria.
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