terça-feira, 22 de abril de 2008

Brasileiros no cinema internacional

Atores, diretores e até ilustradores de cartazes de filmes invadem a indústria do cinema americano.
Não é de hoje que profissionais brasileiros conquistam espaço em produções de fora do país, basta lembrar o caso da atriz Sônia Braga e dos diretores Fábio e Bruno Barreto indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro por, "O Quatrilho" (1994) e "O que é isso companheiro?" (1997).
Figurantes cariocas e a paisagem do Rio de Janeiro, por exemplo, estão em "O incrível hulk", que estréia em junho. Alice Braga estrelou "Eu sou a lenda" ao lado de Will Smith. Rodrigo Santoro interpretou um vilão em "300".
Cláudio Marcelo, ilustrador de cartazes, criou pôsteres para "Ratatouille" (2007), "Encantada" (2007) e "O Suspeito" (2007). Até nos longas de animação o Brasil tem seus representantes. O diretor Carlos Saldanha ganhou o Oscar pelo curta-metragem "Gone Nutty" (2003) e viu "A Era do Gelo" (2002), que codirigiu concorrer na categoria de longa de animação.
Walter Salles também foi indicado na maior premiação do cinema mundial na categoria de melhor filme estrangeiro e viu Fernanda Montenegro concorrer como melhor atriz por "Central do Brasil" (1998). Depois realizou, nos Estados Unidos, "Diários de Motocicleta" (2004), "Água Negra" (2005) e "On the Road", previsto para 2009.
Mas o melhor cartão de visitas para os profissionais brasileiros em Hollywood é "Cidade de Deus" (2002), de Fernando Meirelles. O longa teve tanto sucesso internacional, que tornou o diretor cada vez mais badalado.


Daniela Dayana
Fábio Rezende

Nenhum comentário: